verbelo.com.br | Exames
12652
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-12652,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2,vc_responsive
 

Exames

conheça mais sobre nossos serviços
servicos2

Angiografia com indocianina verde

Angiografia com indocianina verde é um exame de contraste endovenoso com indocianina verde utilizado para análise da circulação dos vasos da retina e principalmente dos vasos da coróide. São realizadas fotografias com filtro infra-vermelhos logo após a administração endovenosa do corante, com distintas etapas para analise das imagens. É utilizado para diagnosticar possíveis alterações no fundo de olho e para orientação para futuros tratamentos. Permite analisar a circulação dos vasos e artérias principalmente da coróide, mas também da retina, e alterações que possam ocorrer no epitélio pigmentado retiniano. É um método complementar à angiografia fluoresceínica, pois cada corante tem afinidade por um tipo de tecido. É indicado para diversas doenças oculares, como degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética, oclusões vasculares retinianas, tumores oculares, complicações decorrentes de diabetes, entre outras. A dilatação das pupilas é necessária e recomenda-se não injerir comidas pesadas até duas horas antes do exame para evitar náuseas. O exame não pode ser realizado em pacientes com alergia à iodo.

Angiografia fluoresceínica

Angiografia fluoresceínica é um exame que utiliza uma câmera fotográfica especialmente desenvolvida para observar e fotografar o fundo do olho. Neste exame o corante fluoresceína é injetado na veia do braço do paciente, e após alguns segundos atinge os vasos sanguíneos do fundo do olho. O corante de fluoresceína que flui através das artérias e veias da retina permite a visualização detalhada da retina e seus vasos sanguíneos, revelando alterações mais precoces, lesões e eventuais riscos de perda da visão. É indicado para diversas doenças oculares, como degeneração macular relacionada à idade, doenças da mácula, retinopatia diabética, oclusões vasculares retinianas, tumores oculares, complicações decorrentes de diabetes, entre outras. O exame é rápido e seguro, exige a dilatação das pupilas, e recomenda-se não comer comida pesada menos de 2 horas antes do exame para evitar náusea.

servicos
servicos4

Autofluorescência

A Autofluorescência é um exame que conta com alta tecnologia para avaliar o metabolismo da retina sem a necessidade de injeção de corante. Aproveita as propriedades naturais fluorescentes de lipofuscina presentes na retina para fornecer informações estruturais e metabólicas da retina, e revelar alterações anatômicas no epitélio pigmentado da retina. É indicado para diagnóstico de doenças genéticas e hereditárias da retina, assim como para diagnosticar e acompanhar pacientes portadores de degeneração macular relacionada a idade forma seca que apresentam drusas e atrofia do epitélio pigmentado.

Biometria por interferometria

Biometria por interferometria é um exame utilizado para realizar o cálculo do grau da Lente Intra-ocular (LIO) que irá ser implantada para substituir o cristalino opaco removido na cirurgia da catarata. Também é utilizado para diagnosticar a atrofia do globo ocular com diminuição do diâmetro antero-posterior; e diagnosticar e acompanhar o desenvolvimento de patologias que causam o aumento de tamanho do globo ocular, como no glaucoma congênito. Na Visum Retina a Biometria é feita com o biômetro IOL Máster que utiliza recursos de interferometria, considerada a mais precisa e de fácil utilização, não havendo necessidade de anestesia por não tocar no olho do paciente.

servicos3
servicos6

Campimetria computadorizada

Campimetria computadorizada é o exame oftalmológico que avalia a percepção visual central e periférica utilizando o estímulo de dupla frequência. Esta técnica estimula um grupo de células que são primeiramente afetadas em pessoas com glaucoma, as células ganglionares. O exame permite a descoberta de redução ou alteração na percepção visual antes que as mesmas possam ser detectadas pelo paciente. É indicada para acompanhamento e avaliação de glaucoma e várias doenças neurológicas. Campimetria computadorizada é realizada sem dilatação pupilar e com a correção visual atualizada do paciente (grau do óculos). Não é necessário que o paciente venha acompanhado para o exame, mas é necessário que traga seus óculos ou a receita.